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segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Depende de nós



Posso colocar aqui que quando nos propomos a fazer alguma coisa, jamais devemos outorgar responsabilidades de quem não tem nada a ver com o assunto, ou que não possui o comprometimento que você tem com o caso.
Essa regra vale para tudo, mas tudo mesmo, e antes que você se arrependa, faça um retrospecto de todos os assuntos que você acabou passando para terceiros a responsabilidade e o negócio ficou emperrado, ou não progrediu, ou mesmo nem saiu do papel, para seu desespero.
Os principais fatores de uma coisa dar errado é você preliminarmente, confiar que outros terão o mesmo empenho, a mesma responsabilidade que você terá ao ser contratado para resolver o problema.
Sim, o problema, porque raramente você, profissional, será chamado para usufruir de um benefício que sequer tem o seu nome, ou sua cara.
Não quero ser aqui o dono da verdade, mas algumas regras tem que ser seguidas para que você não quebre a cara, como eu, achando que ao chamar alguém você poderá não só aprender, mas também interferir ou ter o respaldo dessa pessoa.
Os diversos assuntos que poderiam ser citados aqui, tem tudo a ver com a realidade que vivemos, mas que por uma questão de descuido, acabamos não percebendo, ou ignorando propositalmente, mesmo que displicentemente deixamos de olhar com olhos de proprietários dos assuntos de nossos maiores interesses.
Usamos de muitas vezes, de um olhar menos clínico, mais como chefes, ou mandantes, do que propriamente dito de donos ou representantes dos donos, que nos pagam e desejam de uma forma ou de outra, de uma satisfação sobre o serviço que muitas vezes não possuem conhecimento para resolver tais problemas.
Não parte de nós, mas algo mais forte nos remete a essa situação confortável, de falar faça isso, ou aquilo, ou resolva do melhor jeito possível, que logo vou aí.
Quando falamos então de algo burocrático, ou técnico, fica pior ainda, isso porque, quem nos contratou não possui conhecimento técnico, ou está impedido de exercer o conhecimento que tem, tendo que passar para um responsável os assuntos que lhe estão sob sua guarda.
O bom e velho ditado que diz “O que engorda o gado, são os olhos do dono”, bem diz a verdade.
Se não é o proprietário zelar pelo assunto que deseja ver resolvido, não o será, certamente, pois os outorgados simplesmente fecham os olhos, ou não tem a competência que o mandante gostaria de ver.
Portanto, quando estiver com um assunto sob sua responsabilidade, dedique-se, faça o melhor possível, mantenha o mandante ou superior hierárquico informado, até mesmo para mostrar seu potencial ou suas dificuldades.
Dificuldades fazem parte de quem se dedica a um assunto, porque senão, qualquer um faria, e qualquer um fazendo, você certamente não seria contratado.
Novamente insisto, não desanime, dê o seu melhor, porque reconhecimento, ao oposto do que as más línguas falam, existem, e vêm apenas das pessoas certas.
E como é gratificante ter um serviço acabado, ao gosto daquele que te contratou, ou do dono, porque quando o serviço é para você mesmo, com certeza será feito o melhor possível.
Assim sendo,
Prazer em Recebê-los
Clóvis Cortez de Almeida

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