Posso
colocar aqui que quando nos propomos a fazer alguma coisa, jamais
devemos outorgar responsabilidades de quem não tem nada a ver com o
assunto, ou que não possui o comprometimento que você tem com o
caso.
Essa
regra vale para tudo, mas tudo mesmo, e antes que você se arrependa,
faça um retrospecto de todos os assuntos que você acabou passando
para terceiros a responsabilidade e o negócio ficou emperrado, ou
não progrediu, ou mesmo nem saiu do papel, para seu desespero.
Os
principais fatores de uma coisa dar errado é você preliminarmente,
confiar que outros terão o mesmo empenho, a mesma responsabilidade
que você terá ao ser contratado para resolver o problema.
Sim,
o problema, porque raramente você, profissional, será chamado para
usufruir de um benefício que sequer tem o seu nome, ou sua cara.
Não
quero ser aqui o dono da verdade, mas algumas regras tem que ser
seguidas para que você não quebre a cara, como eu, achando que ao
chamar alguém você poderá não só aprender, mas também
interferir ou ter o respaldo dessa pessoa.
Os
diversos assuntos que poderiam ser citados aqui, tem tudo a ver com a
realidade que vivemos, mas que por uma questão de descuido, acabamos
não percebendo, ou ignorando propositalmente, mesmo que
displicentemente deixamos de olhar com olhos de proprietários dos
assuntos de nossos maiores interesses.
Usamos
de muitas vezes, de um olhar menos clínico, mais como chefes, ou
mandantes, do que propriamente dito de donos ou representantes dos
donos, que nos pagam e desejam de uma forma ou de outra, de uma
satisfação sobre o serviço que muitas vezes não possuem
conhecimento para resolver tais problemas.
Não
parte de nós, mas algo mais forte nos remete a essa situação
confortável, de falar faça isso, ou aquilo, ou resolva do melhor
jeito possível, que logo vou aí.
Quando
falamos então de algo burocrático, ou técnico, fica pior ainda,
isso porque, quem nos contratou não possui conhecimento técnico, ou
está impedido de exercer o conhecimento que tem, tendo que passar
para um responsável os assuntos que lhe estão sob sua guarda.
O
bom e velho ditado que diz “O que engorda o gado, são os olhos do
dono”, bem diz a verdade.
Se
não é o proprietário zelar pelo assunto que deseja ver resolvido,
não o será, certamente, pois os outorgados simplesmente fecham os
olhos, ou não tem a competência que o mandante gostaria de ver.
Portanto,
quando estiver com um assunto sob sua responsabilidade, dedique-se,
faça o melhor possível, mantenha o mandante ou superior hierárquico
informado, até mesmo para mostrar seu potencial ou suas
dificuldades.
Dificuldades
fazem parte de quem se dedica a um assunto, porque senão, qualquer
um faria, e qualquer um fazendo, você certamente não seria
contratado.
Novamente
insisto, não desanime, dê o seu melhor, porque reconhecimento, ao
oposto do que as más línguas falam, existem, e vêm apenas das
pessoas certas.
E
como é gratificante ter um serviço acabado, ao gosto daquele que te
contratou, ou do dono, porque quando o serviço é para você mesmo,
com certeza será feito o melhor possível.
Assim
sendo,
Prazer
em Recebê-los
Clóvis
Cortez de Almeida
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