Páginas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Criando Expectativas


Quando colocamos um objetivo na vida, fazemos com que o sonho venha ao patamar da realidade e daí é que começa uma transformação no nosso corpo, em nossos jeitos, fazendo com que nosso comportamento se altere significadamente, nos trazendo trejeitos, e diversas outras manifestações corporais.
Aquele tic nervoso, aquela perna que não para firme ao solo, as mãos com sudorese absurda, o ficar penteando os cabelos compulsivamente, tudo isso vai se firmando naquele que tem a expectativa de ver o seu sonho passado para a realidade, para o âmbito do físico.
As primeiras manifestações acontecem quando a pessoa fica com um olho no relógio e outro nas mãos ou no computador, que nesta hora começa a ter vida própria, fazendo tudo ao contrário da vontade do dono, e assim podemos afirmar, que é o típico funcionamento de qualquer aparelho eletrônico.
As expectativas colocado aqui, refere-se ao estudos, quando o eterno estudante se vê diante de um novo curso, ou melhor “o curso”, aquele que dará ao estudante a máxima do Aprender para Ensinar.
Então vem todos os tipos de manifestações com até mesmo algo constrangedor para a pessoa, quando surge uma luz no fim do túnel, a velha e boa respiração para acalmar.
Essa respiração consiste em fazer uma respiração nasal, engolindo todo o ar possível, dando uma pequena pausa no ápice da inspiração, leva a expelir o ar com tranquilidade, e sempre pela boca. Ao se fazer umas sete vezes, a pessoa já começa a ficar mais calma, mais tranquila, para daí então, dar continuidade aos seus afazeres.
Esse pequeno exercício, traz uma ajuda muito grande, porque começa a oxigenar o cérebro, dando a pessoa uma maior concentração para realizar aquilo que se estava fazendo.
Uma das expectativas mais comuns, são aquela em que a pessoa fica longo tempo almejando chegar no horário de fazer ou de ter o sonho realizado, e quando chega, passa logo, como se fosse um passe de mágica, levando a pessoa ao seu grau máximo de felicidade.
Está aí um grande perigo, pois se a pessoa com esse máximo grau de felicidade, acaba enjoando e larga seu objetivo para dar início a um novo sonho, uma nova expectativa sem ao menos ter cumprido o que começou, o que sonhou por muito tempo.
Temos então um sonhador profissional, de carteirinha, daqueles que estão num mundo não concebido pela maioria das pessoas, que por uma questão de respeito acabam não interferindo, para azar dessa pessoa, em seu comportamento.
Como seria bom se houvesse alguém, e digo esse alguém como uma pessoa bastante próxima, para que lhe dê um chacoalhão, dando a essa pessoa uma visão um pouco diferenciada do que vinha tendo e assim cair na realidade.
Sonhar não é mal para ninguém, mas viver no sonho é algo que não podemos fazer. Os sonhos são essenciais para as pessoas, mas não podemos deixar esses sonhadores viver na fantasia, no mundo do faz de conta.
Mas deixando o sonhador, podemos falar que a expectativa é o nosso foco, e o que falar mais de um sentimento que pode ser quebrado com a simples realização do assunto? Muito pouco, não é mesmo.
Mas não é assim que pensa um ansioso de carteirinha, aquele que rói as unhas, ou por causa do medo em ver o resultado, ou porque está em uma competição consigo próprio, e tem medo de mostrar a realidade de sua personalidade.
É o caso clássico de uma pessoa que escreve, e bem, e não tem a coragem de mostrar as pessoas seus escritos, não publica nada, com medo da crítica, e o que vão falar sobre o assunto ou sobre o escritor.
A expectativa dessa pessoa pode ser medido com o grau de medo que traz essa pessoa, com o grau de repulsa que dará ao resultado, ou até mesmo da sua reação ao ver a crítica, que normalmente é feita de modo técnica, mas para o avaliado, vem sempre com a opinião pessoal do crítico, levando ao ponto de deixar o que seria uma profissão resplandescente para um frustrado e medíocre ofício a ser exercido.
Então vamos deixar essa expectativa de lado, não que seja má ou boa, mas de uma forma que não pode vir a interferir nos atos de uma pessoa, nem também aos atos que essa pessoa vem a deixar de realizar.
Uma dica é você ser feliz, com expectativas naturais de uma pessoa normal, que não fica vivendo em função de um resultado que virá em breve, ou o que é pior, que virá sabe-se lá quando.
Desta forma é que nos sentimos em relação a expectativa.
Uma forma diferenciada de ver o seu próprio futuro.
Prazer em Recebê-los.
Clóvis Cortez de Almeida

6 comentários:

  1. Caro Dr. Clovis.

    Parabens pelo belissimo texto.

    Dr. Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dr. Leandro.

      É uma honra para mim ter seu elogio em meu blog. Fraternais Saudações.

      Excluir
  2. Boa tarde, Mestre. Lindo texto, como sempre... Mas, a pessoa que tb vos escreve não deve efetivamente fazer parte deste mundo... Não costumo deixar de fazer nada, absolutamente nada do que eu quero por conta de opiniões ou criticas de ninguém. :) Durmo, acordo, tenho idéias e executo, tão simples assim... E quanto mais isso acontece, mais eu vou fazendo.
    A primeira pessoa que tem que acreditar nos nossos sonhos é a gente. O rssto, nem tem nossas expectativas. Só concordo que ficar sonhando sem realizar ou ter coragem no sentido de capacidade para realizar, é coisa para fracos ou idiotas... Se Tomas Edson não acreditasse no seu sonho ou até mesmo Bill Gates, Einstein que eram tidos como retardados com idéias "loucas", nosso mundo com certeza não seria nem a metade da evolução que é... :)
    Sei que falar pode ser fácil, mas, se me conhecesse, veria o quanto aplico isso na prática. Vou atrás de tudo o que quero ou sonho, por mais idiota que possa parecer aos outros pq para mim, não é. :)
    Sonhe. Mesmo que chacoalhem vc. Mas, sonhe e realize. Sonhe e vá atrás do que sonhou. Sonhe e torne realidade... ;)
    Abraço fraterno,
    Lilith.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Lilith.
    Um prazer imenso em tê-la novamente no meu blog. Como previ, temos muito o que aprender contigo, principalmente de como trazer para a realidade algo que está no mundo dos sonhos.
    É muito bom saber que existe pessoas assim como você, que acredita no seu pensamento e corre atras para realizar algo que para muitos, é impossível.
    Obrigado mais uma vez.
    Fraternais abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eba!!! Boa noite, mestre!
    Consegui novamente ver as postagens!!!
    Estou feliz pra caramba hoje. Recebi para fazer encomendas diversas!!!
    Acredito sim nos meus sonhos e corro o dia inteiro para que se tornem reais! :) Tão legal!
    Legal te-lo por aqui.
    Abraços fraternos,
    Lilith :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ver que está bem. Estou em Buenos Aires, começo um curso de Doutorado amanhã. Voltando aos bancos escolares. Beijos querida e obrigado por todos os comentários.

      Excluir